Nam June Paik
2017 - finalizado
Nam June Paik foi um dos primeiros artistas do mundo a trabalhar com o vídeo e sua transmissão. Foi também um dos primeiros a usar essa ferramenta de forma crítica. A tecnologia de cada época é sempre um ponto de inflexão do trabalho do artista. Se o emprego dela insere a produção em um tempo histórico, é também uma forma vê-la em outros registros, sugerindo novos usos, novas imagens e, por vezes, até sua inutilidade.
A Base7 organizou a exposição e um pequeno catálogo que reúnem 15 trabalhos de Nam June Paik em sua fase madura, sob a curadoria de Marco Pierini. Muitas deles, faziam parte da coleção da galerista, crítica e curadora italiana Antonina Zaru e foram adquiridas por indicação do próprio artista. A Base7 foi responsável pela concepção do projeto, desde as primeiras tratativas na Itália até sua realização no espaço Oi Futuro – Flamengo, no Rio de Janeiro. É uma oportunidade única de ver esse conjunto de obras reunido aqui no Brasil e uma boa ocasião para o público entrar em contato com o trabalho do artista.
Projetos como esse, hoje só são possíveis graças a Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet que é responsável pelo fortalecimento da cultura no Brasil como setor produtivo. Ao incentivar projetos como esse, a Lei estimula a geração e a especialização de emprego em diversos campos, bem como a ampliação do repertório de exposições e outros programas de qualidade oferecidos ao público brasileiro.
A Base7, agradece o patrocínio da Oi, e o apoio da Oi Futuro. Agradecemos também todos os profissionais, brasileiros e italianos, envolvidos na realização dessa exposição.