Cícero Dias | um percurso poético
2017 - finalizado
Cícero Dias | Um percurso poético, sob a curadoria de Denise Mattar, mostra 125 obras do artista em três capitais brasileiras - Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. O recorte cuidadoso dá conta de uma trajetória longeva assentada na experimentação e na absorção de diversas tendências artísticas do século XX. Cícero viveu a maior parte de sua vida na Europa e em contato com alguns dos nomes mais importantes da história da arte mundial.
A Companhia das Licenças e a Base7 teve o prazer de organizar essa exposição do artista que, em que pese sua fundamental importância no panorama da arte brasileira, é pouco visto em nosso país.
Uma exposição como essa não é trabalho simples, e envolve uma equipe complexa e multidisciplinar. Na última década o Brasil assistiu um aumento significativo de exposições com qualidade internacional. Essas produções mobilizam investimentos em diversos profissionais promovendo a valorização do conhecimento e o respeito à diversidade cultural.
A Lei Rouanet, é um dos dispositivos que mais contribui para a ampliação da cultura em nosso país viabilizando projetos como esse. Ao nosso ver, o desafio dos próximos anos é o fortalecimento desse setor produtivo, garantindo que ele faça parte das agendas estratégicas da política e da economia.
Agradecemos o Centro Cultural Banco do Brasil e toda sua equipe que, por meio da lei, patrocina e abriga a exposição bem como o apoio do Banco Votorantim para as exposições do Rio de Janeiro e São Paulo.
Nossos agradecimentos a todos os colecionadores particulares e instituições públicas que além de emprestarem suas obras se empenham incessantemente em conservá-las e permitir que elas continuem acessíveis ao público. e igualmente às equipes envolvidas no trabalho, desde a concepção da exposição até a impressão de seu catálogo.Agradecemos também a valiosa consultoria de Waldir Simões de Assis Filho e especialmente a Sylvia Dias Dautresme, filha do artista, que com muita generosidade abriu caminhos para que a obra de seu pai continue sendo vista e reinterpretada.
Cícero Dias: um percurso poético, sob a curadoria de Denise Mattar, irá apresentar 125 obras do artista em três grandes cidades brasileiras, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro durante o ano de 2017. A primeira exposição acontece em Brasília. O recorte cuidadoso dá conta de uma trajetória longeva assentada na experimentação e na absorção de diversas tendências artísticas do século XX. Cícero viveu a maior parte de sua vida na Europa e em contato íntimo com alguns dos nomes mais importantes da história da arte mundial.
O que vivia dentro de mim era o sonho.
Contradições que a natureza criava: o invisível e o visível.
As raízes da infância, profundas mesmo, inseparáveis de mim.
Vivia de costas para o realismo.
Ao encontro da poesia.
Cícero Dias
Em 1938, o pintor pernambucano Cícero Dias foi definido como um “selvagem esplendidamente civilizado” pelo então crítico de arte francês André Salmon, que parafraseava um poema de Verlaine para Rimbaud. A definição, realizada após a primeira mostra do artista em Paris, serviu perfeitamente para descrever sua trajetória nas artes, agora retratada pela exposição Cícero Dias - Um percurso poético.
A itinerância apresenta ao público obras de um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, cuja trajetória é reconhecida internacionalmente, contextualizando sua história e evidenciando sua relação com poetas e intelectuais brasileiros e sua participação no circuito de arte europeu. A exposição traz um panorama de toda produção do artista, dividida em três grandes núcleos que delineiam seu percurso poético. São eles: Brasil, Europa e Monsieur Dias – Uma vida em Paris - cada um deles, por sua vez, dividido em novos segmentos, cuja leitura não deve ser realizada de modo estanque, mas entrecruzada e simultaneamente.
Além das obras propriamente ditas, a exposição trará ainda fac-símiles de cartas, textos e fotos de Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, Murilo Mendes, José Lins do Rego, Mário Pedrosa, Pierre Restany, Paul Éluard, Roland Penrose, Pablo Picasso, Alexander Calder, entre outros.
“Na sua longa e prolífica carreira, Cícero Dias manteve, como poucos, a fidelidade a si próprio. Sempre foi inteiramente livre, ousando fazer o que lhe dava vontade, sem medo das críticas”, afirma a curadora Denise Mattar.
A Base7 junto com a Companhia das Licenças têm o prazer de organizar essa exposição do artista que, em que pese sua fundamental importância no panorama da arte brasileira, é pouco visto em nosso país. Agradecemos o Centro Cultural Banco do Brasil e toda sua equipe que, por meio da Lei Rouanet, patrocina e abriga a exposição. Agradecemos também o apoio do Banco Votorantim para as exposições que acontecerão no Rio de Janeiro e São Paulo.
Agradecemos todos os colecionadores particulares e todas as instituições públicas que além de emprestarem suas obras se empenham incessantemente para conservá-las e permitir que elas continuem existindo e acessíveis ao público. Agradecemos às equipes envolvidas no trabalho, desde a concepção da exposição até a impressão de seu catálogo. Agradecemos à Denise Mattar pelo recorte preciso e pela generosidade com o público. Agradecemos a valiosa consultoria de Waldir Simões de Assis Filho, que nos permitiu reunir grande parte das obras da exposição. E agradecemos especialmente à Sylvia Dias Dautresme, filha do artista, que com muita generosidade abriu caminhos para que a obra de seu pai continue sendo vista e reinterpretada.
Exposição Cícero Dias - Um percurso poético
Centro Cultural Banco do Brasil | CCBB Brasília
08 de fevereiro a 03 de abril de 2017
SCES Trecho 2 - Lote 22 - Asa Sul - Brasília
Horário de visitação: de quarta-feira a segunda-feira, das 9h às 21h
Entrada franca
(61) 3108-7600 | ccbbdf@bb.com.br | bb.com.br/cultur
O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de quarta a seunda-feira. Consulte todos os locais e horários no site e Facebook. O CCBB também oferece transporte gratuito para escolas públicas, ONGs e instituições assistenciais do DF e entorno mediante agendamento pelo número: (61) 3108-7623 ou 3108-7624.
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo | CCBB SP
21 de abril a 3 de julho de 2017
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Horário de visitação: de quarta-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca
Agendamento realizado pelo sistema Ingresso Rápido – aplicativo disponível para Android e IOS ou site www.ingressorapido.com.br
(11) 3113-3651/3652 | www.bb.com.br/cultura - www.facebook.com/ccbbsp - www.twitter.com/ccbb_sp www.instagram.com/ccbbsp
Traslado gratuito
Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua Santo Amaro, 272, e na Rua da Quitanda, próximo ao CCBB. No trajeto de volta, tem parada no Metrô República.