Memorial da Imigração Judaica

2016 - finalizado

Inaugurou em 23 de janeiro de 2016, em S. Paulo, o Memorial da Imigração Judaica que foi concebido para contar a história da vinda do povo judaico ao Brasil por meio de um acervo com cerca de 60 peças, vídeos e recursos tecnológicos. O projeto adaptou a primeira sinagoga de São Paulo – fundada em 1912 no Bom Retiro – para receber essa narrativa de mais de 100 anos. A concepção e os projetos museológico, museográfico e o roteiro da exposição foram desenvolvidos pela Base7 que também coordenou a implantação do memorial.

Através das várias narrativas de famílias de imigrantes judaicos que permeiam a história do Bom Retiro, de S. Paulo e do Brasil, o público pode aprofundar seu conhecimento sobre a cultura e tradições de um povo que tanto contribuiu para a construção do país. Instalações multimídias como Ciclos da vida e A Comida das festas ilustram os hábitos judaicos conforme a região de origem e a importância de alguns rituais na estruturação da vida cotidiana e comunitária.

Esse não é o primeiro museu relacionado à memória judaica que a Base7 realiza. Em novembro de 2011, concluimos a implantação do Museu do Holocausto de Curitiba, o primeiro dedicado à temática no país. E de 2010 a 2013 trabalhamos no projeto do Memorial do Holocausto a ser instalado em S. Paulo. Entedemos que essas importantes tipologias museológicas servem ao reconhecimento e (re)construção da memória coletiva por retomar de forma reflexiva o cotidiano tradicional do bairro do Bom Retiro, valorizando e recontando as narrativas de seus habitantes.

SERVIÇO
Memorial da Imigração Judaica no Brasil
Associação Cultural Brasileira Kehilat Israel
Rua da Graça, 160
Bom Retiro – São Paulo – SP
01125-000
Visitação: de segunda à sexta, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Telefone Memorial: 11 3331-4507
Telefone Loja: 11 2667-1867
www.memij.org.br