Alimentário | Expo Milão 2015

2015 - finalizado

Depois de Rio de Janeiro e São Paulo, a exposição Alimentário – arte e construção do patrimônio alimentar brasileiro viaja para abrir as atividades culturais do Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Concebida pelo Núcleo de Projetos em Cultura Alimentar da Base7 Projetos Culturais, por Felipe Ribenboim e Rodrigo Villela, com curadoria de Jacopo Crivelli Visconti a mostra esteve no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM RJ, em 2014, e no Museu da Cidade - OCA SP, em 2015.

A mostra é uma oportunidade importante de fortalecer as relações entre arte e gastronomia - procurando os diálogos possíveis entre essas duas linguagens. Em consonância com o conceito da Exposição Universal (Alimentando o Planeta, Energia para a Vida), e com o conceito do Pavilhão do Brasil (Alimentando o Mundo com Soluções), Alimentário oferece ao público um viés curatorial que destaca os hábitos alimentares como traços e manifestações culturais, mostrando a relevância desse pensamento na promoção da diversidade e de soluções justas e sustentáveis para cada contexto.

Ao levar para a Europa obras importantes da produção brasileira que nunca tinham saído do país, o projeto pioneiro recupera a importante influencia internacional na formação visual e culinária do Brasil. Assim, imagens do trabalho de chefes de cozinha brasileiros se misturam às de artistas visuais como Ernesto Neto, Hélio Oiticica, Victor Brecheret, Beatriz Milhazes, Candido Portinari, entre outros, evocando momentos importantes da história brasileira como a colonização e a imigraçãoJabuticaba, Fettuccine, Pupunha, Wasabi e Café, são ingredientes que perpassam as obras e os pratos, revelando a importância das trocas culturais na consolidação das linguagens brasileiras. "As artes visuais muitas vezes se utilizam do alimento como forma de expressão, e entendo que o reverso também seja válido. É justamente nesse ponto que colocamos, lado a lado, artistas e chefes: quando a criação de um prato traduz, transmite ou interpreta um conceito/tradição”, afirma Felipe Ribenboim.

Alimentário inclui textos, documentos históricos, objetos etnográficos, pesquisas da culinária contemporânea, fotografias e vídeos documentais. A proposta é envolver os visitantes em uma ambientação que desperte a memória afetiva e visual.

A estratégia da curadoria foi exibir um retrato sugestivo de como o universo dos alimentos e da culinária contribuiu para a constituição visual e do imaginário brasileiro de hoje. "Mais do que apresentar documentos e obras que contassem a mesma história, o que seria impossível, buscou-se por meio das obras expor um retrato do universo alimentar brasileiro que fosse fiel no sentido de reproduzir não seus traços externos, mas a pluralidade, a diversidade e até o seu estado de permanente transformação", afirma o curador Jacopo Crivelli Visconti.

A mostra reúne cerca de 80 peças de importantes coleções como o Museu do Índio e a Coleção Brasiliana Itaú, das quais se destacam utensílios para a preparação de alimentos das etnias indígenas do Xingu e álbuns históricos dos viajantes naturalistas do século XIX. Alimentário é dividida em três núcleos que organizam a construção do patrimônio alimentar brasileiro: "prelúdio" "raizes" e "brasilidade". A culinária contemporânea está presente em todos os núcleos, entendendo a comida como uma experiência estética, refletindo e interpretando a cozinha brasileira a partir de uma visão artística do alimento, da alimentação ou de seus rituais.

A Base7 Projetos Culturais, responsável pela a concepção do projeto, tem a tradição de expor grandes obras da cultura italiana no Brasil - como Caravaggio, Rafael e Botticelli.  Agora faz o caminho inverso com orgulho para mostrar nomes importantes da produção visual brasileira na Itália colaborando para estreitar os laços entre os dois países.

Sobre o Brasil na Expo Milão - A participação brasileira na Exposição Universal de Milão, que será realizada entre 1º de maio e 31 de outubro de 2015 na Itália, é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Com o tema “Alimentando o mundo com soluções”, o Brasil vai mostrar na Expo Milão 2015 sua capacidade para ampliar a produção de alimentos e atender às demandas mundiais usando tecnologias avançadas e de forma sustentável. 
Confira a página do Pavilhão Brasileiro na Expo Milão 2015.  

SERVIÇO
Alimentário – arte e construção do patrimônio alimentar brasileiro | Expo Milão 2015

Pavilhão Brasil | lote site n 8
Expo Milano 2015
Visitação: De 1º de maio a 29 de maio de 2015
Site:
http://alimentario.com.br/index-en.html#creditos