Walter Lewy: Mestre do Surrealismo no Brasil

2013 - finalizado

A mostra retrospectiva Walter Lewy: Mestre do Surrealismo no Brasil apresentou ao público a excelência da obra de um artista que atualizou o debate em torno das singularidades do surrealismo no Brasil ao relacionar aspectos oníricos ao universo da cultura popular do país, que Lewy adotou como seu. Diante do conjunto de obras, então não restou dúvida se tratar de um grande expoente da história da arte no Brasil.

No total, foram expostas 111 obras, sendo 74 pinturas, 30 gravuras, quatro cadernos de desenhos e três livros ilustrados, produzidas entre 1943 e 1995, ano de sua morte, e que ficaram na Fundação até o dia 18 de agosto de 2013.  O projeto ainda integrou a programação cultural da temporada “Alemanha + Brasil 2013- 2014”.

A exposição destacou a produção gráfica de Lewy, revelando a maestria de seu desenho e a importância desta técnica em sua arte. De fato, uma vez estabelecido em São Paulo, o artista dedicou-se ao desenho de propaganda, à gravura e à ilustração, fazendo capas de livros, apoiado nos princípios formais de sua sólida educação artística alemã nas disciplinas de desenho e gravura. Assim, ilustrou vários livros para diversas editoras, em obras de renomados autores: Machado de Assis, Sérgio Milliet, Franz Kafka, Arnold Toynbee, entre outros.

Paralelamente à exposição, o projeto contou com o lançamento do documentário Walter Lewy, pintor do silêncio, produzido por Claude Martin Vaskou, sobre a vida e obra do artista. Com duração de 26 minutos, com testemunhos de familiares, críticos de arte e colecionadores. E ainda, com um ciclo de palestras reunindo importantes estudiosos sobre a obra de Walter Lewy.

A concepção e curadoria da mostra foi de Daisy Peccinini e a idealização de Claude Martin Vaskou e de Márcia Feldon Borger. A exposição contou com o apoio da Lei Rouanet, Lei Mendonça e do Consulado da Alemanha em São Paulo. Os patrocinadores foram Redecard, Banco Rendimento, Espace Center e Deutsche Bank. Realização, Ministério da Cultura, Fundação José e Paulina Nemirovsky, Ritual Cultura e Entretenimento e Base7 Projetos Culturais.

SERVIÇOS
Fundação José e Paulina Nemirovsky
Largo General Osório, 66 – 2º andar, República – São Paulo – SP
Terça a domingo e feriados, 10h às 18h – A bilheteria fecha 30 minutos antes
 

Lançamento Documentário Walter Lewy, pintor do silêncio, de Claude Martin Vaskou, no dia 22 de junho, às 11h, Auditório Estação Pinacoteca (mesmo endereço)

Ciclo de Palestra acontecerá dia 03 de agosto de 2013 (Sábado), das 4h às 17h30 – Auditório Estação Pinacoteca