Tarsila sobre papel
2010 - finalizado
Espírito Santo recebeu exposição inédita de Tarsila do Amaral
A mostra reuniu cerca de 70 desenhos da artista
O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) recebeu, em 2010, uma exposição inédita de Tarsila do Amaral. A Mostra, curada por Regina Teixeira de Barros, contou com 67 desenhos da artista, procedentes de diversas coleções particulares e institucionais. O desenho esteve presente ao longo da trajetória de Tarsila, refletindo seu processo criativo e atestando seu percurso singular no modernismo brasileiro. A exposição foi mais uma realização da Base7 Projetos Culturais.
Tarsila do Amaral é uma das artistas mais importantes do modernismo, tendo realizado cerca de 1.750 trabalhos em papel ao longo de seus 55 anos de atividade. Durante sua formação, os estudos sobre papel eram considerados um método de aprendizado ou mesmo uma primeira etapa de um longo processo de trabalho cuja finalidade era a pintura, considerada “arte maior”.
À medida que Tarsila foi se apropriando de uma linguagem moderna, seu traço ganhou determinação e expressividade e parte de sua produção de desenhos passou a ter plena autonomia. Em meados dos anos 1920, registrou cidades da costa brasileira e fez anotações de paisagens rurais e pequenos vilarejos brasileiros. Entre 1938 e 1962, a artista também fez uso do desenho como cúmplice do texto narrativo, ilustrando romances e livros de poemas.
entrada é gratuita.